MÚSICA | Sobre Plumtree e Scott Pilgrim


Desde o surgimento de Scott Pilgrim, quadrinho de Bryan Lee O’Malley, e principalmente depois da adaptação para o cinema, que Plumtree deixou de ser uma banda que ninguém conhece, para ser uma banda que algumas pessoas conhecem. Isso se dá pelo Bryan ser super fã da banda e por referências pesadas na história. Mas antes de falar sobre isso, vamos conhecer as meninas.

Quanto a banda:


Tudo começou em 1993 com as irmãs Carla (a escorada nas costas da colega) e Lynette Gillis(a do meio), Amanda Braden (a da blusinha listrada) e Nina Martin (a da blusinha florida). Essas 4 amiguinhas canadenses da foto acima. Todas eram da cidade de Halifax (que obviamente fica no Canadá).

Carla e Lynette conheceram Amanda e Nina por intermédio de professores de música. 4 meses depois de se conhecerem, já se juntaram pra tocar e posteriormente formaram o Plumtree quando ainda eram menores de idade (o que nunca foi nenhum problema). Lynette era a baterista, Nina tocava baixo, Carla e Amanda tocavam guitarra e cantavam. O som ficou um indie rock underground bem legal.
Em 1993 e 1994 gravaram umas demos e um EP. Em 1995 saiu o primeiro álbum, que se chamou Mass Teen Faiting, e o videoclipe da música Tropical (que obviamente está no álbum), onde elas estão se divertindo muito e brincando na neve (coisa que você nunca poderá fazer aqui no Brasil). Nesse mesmo ano, Nina saiu da banda para entrar em uma universidade em Montreal. Convidaram então uma garota de Ottawa (capital do Canadá) chamada Catriona Sturton (imagem abaixo). Em 1996 a banda ganhou o prêmio de melhor banda canadense no YTV Achievement Awards.

Em 1997 lançaram o álbum Predicts The Future, o que contem a música Scott Pilgrim. Do álbum, saíram os videoclipes Scott Pilgrim, Go (música que está no filme Scott Pilgrim, apesar de não ter saído na trilha sonora oficial), e You Just Don’t Exist.

A banda então saiu em turnê e se popularizou bastante depois disso. Scott Pilgrim se tornou um single e Predicts The Future rendeu uma indicação ao East Coast Music Award de 1998.

Em 2000 a banda lançou seu último álbum chamado This Day Won’t Last At All. Deste, só saiu um videoclipe, que foi o da música Regret. Após isso a banda encerrou suas atividades.
Carla e Lynette fizeram vários outros projetos musicais. Hoje em dia estão numa banda chamada Overnight. Catriona está em carreira solo.

A banda se reuniu em 2010 e tocaram a música Scott Pilgrim na festa da lançamento do último volume da HQ. Neste mesmo ano foi lançado um álbum Best Of. Os albums estão disponível em CD, vinil, verão digital e tudo mais, no bandcamp da Label Obscura.




Quanto ao Scott Pilgrim:

Ele existe. 
Mas na verdade se chama Scott Ingram.

Certo dia, as meninas do Plumtree estavam conversando sobre ele e o confundiram com outro conhecido chamado Todd Pilgrim. Resultado: Chamaram o cara de Scott Pilgrim sem querer e escreveram a música.

Scott Ingram em 2010.
O resto você já pode imaginar. Bryan Lee O’Malley, o criador da HQ, era muito fã da banda e criou o quadrinho por causa da música. Mas não é só isso. 

Bryan era de Toronto (outra cidade do Canadá), e não sabia nem que o Scott da música existia. Quando ainda estava criando a HQ, seu amigo Comeau (aquele que conhece todo mundo [sim, ele também existe]) o contou essa história, o que fez o Bryan criar um personagem chamado Todd Ingram. Sacaram? 

Pois bem, ainda não acabou. Caso você não lembre, ou não tenha lido o quadrinho, a baterista do The Clash At Demonhead, banda do Todd Ingram e da Envy Adams, se chama Lynette Guycott. Lembrou? Não? O mesmo primeiro nome da baterista do Plumtree.

Michael Comeau, Lynette Guycott, Todd Ingram e Scott Pilgrim
Outra referência à banda está no filme. Foram os pôsteres de filmes falsos para o personagem Lucas Lee, o ator que já foi skatista interpretado por Chris Evans. 
Com exceção de Action Doctor, os títulos dos filmes são títulos de músicas do Plumtree.


Bryan continua fã das irmãs Gillis até hoje.

Carla, Bryan, Michael Cera (que interpretou Scott Pilgrim no filme), Amanda, Catriona e Lynette.
  




Referências:
plumtree.ca



Comentários

Postagens mais visitadas