REVIEW | Star Trek - S01E01: O Sal da Terra (The Man Trap)


[Review do episodio piloto]

Escrito por: George Clayton Johnson

Dirigido por: Marc Daniels

Série produzida e criada por Gene Roddenberry

Its a trap! Não, ninguém fala isso. Mas nada melhor do que começar o primeiro episódio com a frase “diário do capitão, data estelar 1513.1.” Aliás, temos várias primeiras vezes (óbvio, é o episódio um).
Temos as primeiras mortes, e nenhuma foi de algum oficial de segurança com camisa vermelha. Resultado disso, o Doutor McCoy diz “ele está morte Jim”. Famosa frase que o Google Chrome costuma usar quando o navegador buga. Também temos o primeiro “ilógico” do Spock, quando Uhura tenta conversar com ele de forma casual. O que não consegue, é claro. Falando nela, somos apresentados a grande maioria dos personagens principais da série. Uhura com seu jeito doce e encantador, Spock com sua frieza e falta de preocupação, e McCoy sempre envolto em emoções. Um elemento decisivo no episódio. Também temos vislumbres da adorável Janice e do senhor Sulo, mas ainda não vemos Scotty nem Chekcov. E é claro, há o Capitão Kirk sendo o Capitão Kirk.



Vemos o quanto a U.S.S. Enterprise é movimentada com pessoas circulando pra lá e pra cá. Infelizmente, as outras duas mulheres mostradas trabalhando, além da senhorita Uhura, estão servindo comida e todas usam vestidos curtos. Pois é, estamos nos anos 60.

Falando nisso, o primeiro “monstro da semana” vem justamente em uma sedutora forma feminina.



Kirk e o oficial médico McCoy vão até um planeta de superfície rochosa, coisa que você verá muito em Star Trek, e cheio de plantas exóticas, para realizar o exame médico anual de um distinto homem e sua esposa que estão trabalhando no local a 5 anos. O que segue a partir daí é uma trama perigosa, envolta de emoções (mais especificamente do senhor McCoy) e mistério. Mistério apenas para os personagens, pois o telespectador fica sempre a par dos passos do(a) sedutor(a) vilã(o).



Vale ressaltar que neste episódio vemos o Spock descendo a porrada na criatura inimiga. Literalmente.

Uma curiosidade meio inútil, é que enquanto os tripulando da Enterprise usam seus modelos agora regulares de phasers (e comunicadores), um dos antagonistas utiliza um fazer do mesmo modelo dos usados no episodio piloto.




Quatro Unis para o episódio.

Comentários

Postagens mais visitadas